menu

terça-feira, 8 de outubro de 2019

A nossa casa está a arder, o livro de Greta Thunberg



«ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença.»

Chama-se Greta Thunberg, tem 16 anos e quer que entremos em pânico.
Greta Thunberg nasceu em Estocolmo, a 3 de janeiro de 2003, foi diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo e é mundialmente conhecida como a ativista ambiental sueca que, em agosto de 1918, começou a faltar às aulas às sextas feira para se sentar à frente do parlamento sueco como forma de protesto contra as alterações climáticas provocadas pela ação do homem, exigindo dos políticos suecos mais ações para as mitigar. Desde então, inspirando jovens de todo o mundo, tornou-se líder do movimento global "Skolstrejk för klimatet" (“Greve da escola pelo Clima”).

A Nossa Casa Está a Arder é a história de Greta, dos seus pais e da sua irmã Beata, que, como ela, sofre de perturbações do espetro do autismo. É o relato de como uma família sueca decidiu confrontar-se com uma crise iminente que afeta o nosso planeta.

É uma tomada de consciência de que é urgente agir agora, é um grito de socorro de uma rapariga que convenceu a própria família a mudar de vida e que procura convencer o mundo inteiro a fazer o mesmo.

Veja aqui o emocionante discurso de Greta Thunberg na Cimeira do Clima, promovido pela Organização das Nações Unidas em setembro de 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário