menu

Geografia

5 de junho de 2020 - Dia Mundial do Ambiente


Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, os alunos do 8ºC convidam-nos à reflexão sobre o nosso papel na preservação e conservação de um ambiente que se quer limpo, saudável e respeitado, através de uma série de cartazes que produziram na disciplina de Geografia.








5 de abril de 2019




Quando a aula de Geografia A e o Projeto Formar Leitores saem da escola e vão até Monsanto, recriar a vida e a obra de Fernando Namora, escritor e médico que nasceu há precisamente 100 anos.





“Com vinte e quatro anos medrosos e um diploma de médico, tinha começado a minha vida em Monsanto. Ali, a província bravia despede-se da campina, ergue-se nos degraus das fragas para olhar com altivez as serras de Espanha, enquanto o friso de planaltos que corre as linhas da fronteira espreita as surtidas do contrabando e a fuga dos rios.
Aquele povo soturno, endurecido a subir e descer abismos, frutificando uma terra alheia, pressentiu o perigo da minha inexperiência. […] Esta gente granítica, com os ossos a esticarem uma pele morena, esperava de mim, como esperara e exigira do antigo médico, antes de o aceitar, a prova indiscutível que decidisse da minha reputação: um parto, por exemplo, com o seu assombroso mistério, as suas horas de mortificada expectativa. […]


Fernando Namora, Retalhos da vida de um médico, 1ª série, Mem Martins: Publicações Europa-América, 2000, pp. 17-18









© Fotos de Teresa Dias e Graça Silva