menu

Cidadania

8 de julho de 2020


Cidadania e Desenvolvimento - Projetos sustentáveis do 9º A

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9º A apresentam-nos projetos sustentáveis, originais e criativos de reutilização de materiais.

Clique nos links para aceder:


https://drive.google.com/file/d/1KYb_rs9nCugDE3H99NYRWT_cTSMRxFpy/view



5 de junho de 2020

Cidadania e Sustentabilidade - Roupa em segunda mão

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as alunas Ana Leonor, Madalena Costa e Mariana Pina, do 10º D, explicam-nos por que razão a utilização de roupa em segunda mão é uma ótima opção para a sustentabilidade e a preservação do ambiente.

















































1 de junho de 2020

Como proteger o meio ambiente? Como proteger o planeta Terra?

O dia da Terra foi comemorado a 22 de abril em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre o planeta.

Em contexto de Ensino@Distância, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposto aos alunos que, no âmbito dos domínios da Sustentabilidade e Educação Ambiental, realizassem um trabalho criativo de sensibilização ou de apresentação de ações concretas.

Partilhamos aqui alguns desses trabalhos.



Preservar o meio ambiente é um ato importante, não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
Ao longo da existência humana, muitos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por causa da queima de combustíveis fósseis; despejo de lixo e esgotos em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas; etc. O resultado de tudo isto é, entre outros, o aquecimento global, alterações do ciclo natural de animais e plantas, falta de água; poluição do ar e água. No futuro, isto tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.
Nós plantámos três árvores para, sempre que olharmos para elas, nos lembrarmos que os recursos naturais oferecidos pelo Planeta Terra são finitos e, por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável de modo a que as gerações futuras também possam usufruir deles.

Imagine que, em todo este cenário, você pode fazer a diferença. Pense que no seu dia-a-dia, por si só, já pode causar um impacto positivo no planeta Terra.

Samuel Santos e Rui Silva, 10º B


A Filipa Rafael, do 10º B, refletiu e pesquisou sobre o grande desafio que é a consciencialização da importância da preservação do ambiente e apresenta-nos algumas frases que poderão chamar a nossa atenção para começarmos a pensar melhor antes de fazermos algo que possa prejudicar o meio ambiente.







22 de abril de 2020

Dia Mundial da Terra




(trabalho realizado por aluna do 8º A do ECB)


No ECB, os alunos do 8º ano, mesmo recolhidos nas suas casas devida à COVID-19, não deixaram de assinalar o Dia Mundial da Terra, data tão importante para todos os seres do nosso planeta.

Os alunos do 8.º A, na aula de Cidadania, desenvolveram trabalhos alusivos ao Dia Mundial da Terra, recorrendo a desperdícios que tinham em casa.












No âmbito dos projetos Eco-Escola e Escola Azul, foi proposto aos alunos que participaram na Campanha Coastwatch que partilhassem fotos de seres vivos marinhos.















Sem comentários:

Enviar um comentário