menu

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Richard Zimler - autor do mês de janeiro

 


Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque, no dia 1 de janeiro de 1956.

Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982), trabalhando como jornalista durante oito anos. Em 1990, veio viver para Portugal, radicando-se no Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Obteve a nacionalidade portuguesa em 2002.

Em 1996, Richard Zimler torna-se conhecido do grande público português, com a publicação do romance O Último Cabalista de Lisboa, romance histórico cuja ação decorre na Lisboa de 1506, quando, durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos num pogrom e os seus corpos queimados no Rossio. Reinava então D. Manuel I e os frades incitavam o povo à matança, acusando os cristãos-novos de serem a causa da fome e da peste que flagelavam a cidade; as principais personagens pertencem a uma família de cristãos-novos residente em Alfama, cujo patriarca, Abraão Zarco, é iluminador e membro da célebre escola cabalística de Lisboa.

Nos anos seguintes, publicou 11 romances (o último dos quais em 2020), uma coletânea de contos e cinco livros infantis.

Com uma obra muito marcada pela experiência judaica (a história, a cultura, as perseguições, o antissemitismo), Richard Zimler centra-se sempre nas relações humanas e nos sentimentos que atravessam gerações, abordando também questões tão pungentes e controversas como a homossexualidade, a emigração e a dificuldade de relacionamento entre as pessoas, obrigando-nos a a uma reflexão sobre a essência do ser humano e de como as situações que se nos deparam podem alterar irremediavelmente a forma como olhamos o mundo.

Quando, em julho de 2017, a Câmara do Porto atribuiu a Medalha de Honra da Cidade a Richard Zimler, o presidente da Câmara, Rui Moreira, disse no seu discurso: "Zimler é como Nasoni ou Eiffel. Como os Niepoort ou os Vanzellleres. É um portuense que nasceu longe, fazendo o Porto maior, enorme, imenso. Um Porto que leva consigo nas linhas, nas entrelinhas e nos olhos. Um Porto com mundo. Sem medo do Universo. Zimler projeta-nos no Mundo e traz-nos Mundo."


Obras de Richard Zimler

(*) na Biblioteca do ECB

Romances:

O Último Cabalista de Lisboa (1996) (*)

Trevas de Luz (1998)

Meia-Noite ou o Princípio do Mundo (2003)

Goa ou o Guardião da Aurora (2005)

À Procura de Sana (2006) (*)

A Sétima Porta (2008) (*)

Os Anagramas de Varsóvia (2009) (*)

Ilha Teresa (2011)

A Sentinela (2013)

O Evangelho Segundo Lázaro (2016) (*)

Os Dez Espelhos de Benjamin Zarco (2018) (*)

Os Insubmissos (2020)

Livros para crianças:

Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais, com ilustrações de Bernardo Carvalho (2009)

Hugo e Eu e as Mangas de Martecom ilustrações de Bernardo Carvalho (2011)

Se Eu Fosse, com ilustrações de Aurélie de Sousa (2014)

O cão que comia a chuva, com ilustrações de Júlio Pomar e design gráfico de Henrique Cayatte (2016)

Maria e Danilo e o Mágico Perdido, com ilustrações de Carlos Farinha (2018)

Coletânea de contos:

Confundir a Cidade com o Mar (2008)










Sem comentários:

Enviar um comentário