menu

quinta-feira, 26 de março de 2020

Dia do Livro Português


Em 1487, imprimiu-se o primeiro livro em Portugal, o Pentateuco, em hebraico, que saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Esta data, criada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), tem por objetivo realçar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral.
O primeiro livro escrito em português, Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto, foi impresso no Porto, em 1497, por Rodrigo Álvares, o primeiro impressor português.

Este ano, quando a grande maioria da população portuguesa está em casa a cumprir o estado de emergência imposto pela pandemia de Covid-19 e tem, por isso, mais tempo para a leitura, algumas editoras foram obrigadas a suspender a produção de novidades, mantendo as vendas online.
Este momento de confinamento e isolamento trouxe também oportunidades para aqueles que resolveram partilhar a leitura nas redes sociais.
E porque ler livros portugueses é a melhor forma de homenagear os escritores portugueses, deixamos aqui uma sugestão que nasceu da iniciativa da escritora Ana Margarida de Carvalho.

(foto de perfil da página de facebook Bode Inspiratório)

O projeto Bode Inspiratório junta cerca de 50 escritores que foram desafiados para, todos os dias ao meio-dia, publicarem um capítulo de um folhetim conjunto, com textos inéditos e originais, acompanhados de trabalhos de artistas plásticos, de modo a criarem uma narrativa coletiva.
Os textos são publicados na página Bode Inspiratório, no Facebook, e divulgados pela plataforma digital Entre Vistas, onde são narrados por Paula Perfeito. São também partilhados no Instagram, em formato vídeo, narrados por Edite Queiroz.
O objetivo destes autores e artistas é, generosamente, ajudar os leitores a lidarem com o isolamento social a que a Covid-19 obrigou, através daquilo que sabem fazer melhor: escrever. A ideia, contou Ana Margarida de Carvalho ao jornal Público, “partiu da enorme ansiedade e vontade de tentar fazer alguma coisa para ajudar”.

Conheça os textos, os escritores e os artistas participantes e divulgue esta iniciativa, consultando


A leitura de um capítulo por dia, eis a sugestão que aqui deixamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário