A comemoração do Dia Mundial das Bibliotecas, a 1 de julho, pretende sublinhar a importância da leitura na educação e na formação de todos. De acordo com o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, “A biblioteca pública - porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.” [Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994]
No mesmo sentido, a UNESCO considera que as bibliotecas escolares propiciam informação e ideias fundamentais para o funcionamento da sociedade, baseada na informação e no conhecimento. As bibliotecas escolares, ligadas às mais extensas redes de bibliotecas e de informação, no cumprimento dos princípios do Manifesto UNESCO para a Biblioteca Pública, habilitam os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolvem a imaginação, contribuindo para o seu crescimento como cidadãos responsáveis.
É este o desígnio da Biblioteca do Externato Cooperativo da Benedita, cumprindo a sua missão no desenvolvimento das literacias, através da dinamização de uma série de atividades com vista à promoção da leitura e à formação de leitores, em estrita colaboração com as turmas e os docentes.
E se, em primeiro lugar, está ao serviço dos alunos, está também aberta à comunidade e funciona como um forte elo de ligação entre a Escola e os antigos alunos que continuam a procurá-la como apoio durante o seu percurso académico, profissional e pessoal.
Sem comentários:
Enviar um comentário