menu

terça-feira, 9 de maio de 2017

Dia da Europa


A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos à altura dos perigos que a ameaçam.
Robert Schuman, 9 de maio de 1950
O Dia da Europa ou Dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de Maio. A data escolhida reflete o dia em que o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros Robert Schuman avançou com a proposta de criação de uma entidade europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço, e que traria consigo os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional, particularmente entre a França e a Alemanha Ocidental. Essa proposta ficou conhecida como a “Declaração Schuman” e é considerada o embrião da atual União Europeia.


Robert Schuman

Em 1950, cinco anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as nações europeias continuavam a braços com a devastação causada pelo conflito e receosas de que a guerra regressasse ao continente europeu.
A “Declaração Schuman”, partindo do pressuposto de que a colocação em comum da produção de carvão e de aço iria tornar a guerra entre a França e Alemanha, países historicamente rivais, «não só impensável, mas materialmente impossível», e que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida e constituiria o primeiro passo para uma Europa mais unida, levará, em 1952, à fundação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), juntando-se a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo, a Itália, a França e a Alemanha Ocidental. A Comunidade estabelecia a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países-membros, e defendia políticas para a instalação de indústrias siderúrgicas.
Esta organização abriu o caminho para a CEE, fundada em 1957, pelo Tratado de Roma, e, mais tarde, para a União Europeia, em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa", comemorando-se a paz e unidade na Europa e assinalando o aniversário da “Declaração Schuman”.
O Dia da Europa é, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa (Unida Na Diversidade) e o euro, um dos símbolos da identidade comum da União Europeia.
Para conhecer a Declaração Schuman, clique em


Sem comentários:

Enviar um comentário