menu

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

4 de janeiro - Dia Mundial do Braille

O sistema de leitura e de escrita Braille foi criado em 1825 por Louis Braille, nascido no dia 4 de janeiro de 1809, em Coupvray, uma localidade perto de Paris. Louis Braille ficou cego aos 3 anos e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.
O Braille é um código universal baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, formando 64 carateres ou sinais diferentes, gravados em relevo sobre papel, que representam as letras do alfabeto, os números, sinais de pontuação e acentuação, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática. Este sistema, adaptado à leitura tátil, permite às pessoas cegas o acesso ao conhecimento e favorece a sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania, pois existem edições de livros, folhetos, medicamentos, cds, dvds, com impressão em Braille para facilitar a perceção do conteúdo.
O Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
Em Portugal, o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P, organiza vários eventos para celebrar a efeméride no Dia Mundial do Braille.




Sem comentários:

Enviar um comentário