menu

sábado, 26 de setembro de 2020

Dia Europeu das Línguas

 


Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa. Foi ainda objetivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas. Considerando que as competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração, o dia 26 de setembro foi instituído como o Dia Europeu das Línguas (DEL). 

Na União Europeia, existem 24 línguas oficiais e, entre línguas nacionais, regionais e dialetos, são mais de 60 as línguas faladas nos 50 países da Europa, às quais se podem juntar as oriundas de todo o mundo e faladas por todos os que escolheram viver, estudar e trabalhar na Europa, tornando este continente ainda mais rico em termos culturais, sociais, linguísticos.

Num tempo de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.

Este ano, em contexto de combate à pandemia COVID-19, o Dia Europeu das Línguas está a ser assinalado de forma virtual, para proteção de todos.

“Queremos promover o plurilinguismo. Aprender línguas é descobrir novas visões do mundo. Aprender línguas é transformar o inaudível em percetível, o estrangeiro em parceiro. Permite criar bases para a intercompreensão e o compromisso, para valores comuns de cidadania.

Aprender línguas dá acesso à diversidade e à subtileza das artes em todos os seus aspetos. Abre também horizontes académicos e profissionais, dentro ou fora do país de origem. Cria oportunidades.” (*)

(*) Declaração da Presidência e vice-presidência da EUNIC Portugal [EUNIC - European Union National Institutes for Culture, rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia, da qual O Instituto Camões, I.P., é membro fundador; esta rede foi criada em 2006, com o objetivo de promover a cooperação cultural, através do estabelecimento de parcerias entre os profissionais do setor cultural, educativo e outros, e tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguística europeias]

Mais informações no sítio oficial da União Europeia em Portugal

https://ec.europa.eu/portugal/

https://ec.europa.eu/portugal/events/edlangs-portugal-2020_pt

e no Facebook da EUNIC e da Representação da Comissão Europeia em Portugal

https://www.facebook.com/eunicportugal/


Sem comentários:

Enviar um comentário