menu

quinta-feira, 21 de março de 2024

Projeto Formar Leitores com Arte - 9º ano

 

A partir da leitura de Eu Dou-te o Sol, de Jandy Nelson, os alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Visual, foram convidados a desenhar formas relativas aos personagens, ambientes ou ações descritas no texto.

As formas desenhadas foram tratadas graficamente adotando o processo de síntese simplificação por nivelamento e ou o tratamento da mancha com alto contraste.

Estas ilustrações tiveram como referência a obra da artista plástica portuguesa Xana Abreu.







Os irmãos gémeos Jude e Noah são inseparáveis. Aos 13 anos, Noah é um jovem tímido e solitário que adora desenhar. Jude, pelo contrário, é extrovertida, tagarela e sociável. Três anos mais tarde, tudo se altera. Jude e Noah mal falam um com o outro. Um trágico acontecimento afetou os gémeos de forma dramática… Até que Jude conhece Guillermo Garcia na Escola das Artes, um escultor ousado e bem-parecido que vai ter um papel determinante na vida dos irmãos. O que os gémeos não sabem é que cada um deles conhece somente metade da história das suas vidas e, se conseguirem reaproximar-se, terão a oportunidade de reconstruir o seu mundo.

Jandy Nelson

Jandy Nelson nasceu em Nova Iorque, em 1965, e é licenciada pela Cornell University, tem um mestrado em Poesia pela Brown University, e outro em Escrita para Crianças e Jovens Adultos pelo Vermont College of Fine Arts.

O Céu Está em Toda a Parte é o seu primeiro romance e está traduzido em mais de 22 línguas. O seu segundo livro, Eu dou-te o Sol, recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o Printz Award na categoria de Melhor Livro para Jovens Adultos.

Xana Abreu
(www.xanaabreu.com)

A artista plástica Xana Abreu nasceu em Lisboa em 1975. Licenciada em Artes Plásticas e Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, manteve uma carreira paralela na área da música: no início dos anos 2000, era vocalista da banda Massala e, em 2010, criou o projeto Xana Toc Toc que chegou ao primeiro lugar em vendas.

Em março de 2020, quando começou a pandemia de Covid-19, Xana Abreu lançou o single "Todos Unidos, Todos Protegidos", uma canção com mensagem positiva para as crianças. Nesse mesmo ano, a artista anunciou o fim do projeto Xana Toc Toc e continuou o seu trabalho como artista plástica, com vários trabalhos individuais da série "Na Tua Pele".

Xana Abreu considera-se influenciada por todas as expressões artísticas que a rodeiam e inspira-se tanto nos grandes mestres como nos artistas contemporâneos e de “Street Art”. Pinta essencialmente em tela, madeira e esculturas feitas de resina e fibra de vidro, mas mantêm-se recetiva e procura sempre outros meios para explorar.



(www.xanaabreu.com)







Sem comentários:

Enviar um comentário