menu

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Dia 22 do Advento - O natal na quinta

 

“Pela primeira vez na sua vida, Filipa decidira que seria ela mesma a fazer todos os presentes de Natal que iria oferecer naquele ano. Por um lado, era uma boa forma de economizar dinheiro; por outro, achava que um presente feito pelo próprio tem sempre um valor especial para quem o recebe e também para quem o dá.”

Maria Teresa Maia Gonzalez – O natal na quinta. Prior Velho: Paulinas, 2011.

Uma situação familiar inesperada obriga a família dos irmãos Filipa, Tomás e Salvador a deixar Lisboa e a ir viver para uma quinta no norte do país. A Quinta de São Francisco, onde vivem a avó Matilde e a tia-avó Luísa, acolhe-os, e, na sua simplicidade, proporciona-lhes algumas aventuras e experiências, que partilham com os amigos Teresa, Joca, o cão pastor César, e a gata Nina.

O tempo do Advento e do Natal tornam-se, para eles, mais marcantes e enriquecedores nesta nova vida longe da cidade. Assim, o Natal irá assumir um significado diferente para os três jovens, que, pela primeira vez, se envolvem em atividades que refletem o verdadeiro sentido desta quadra festiva. Num clima de solidariedade e dinamismo, cada um fará as suas aprendizagens, reconhecendo que o valor dos afetos e dos gestos está muito para além do que é meramente material.


Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1982 e 1997, foi professora de Português, Inglês e Francês no ensino básico e secundário, mantendo um contacto direto com o público infanto-juvenil, o público-alvo da maioria do seu trabalho literário.

Iniciou a sua carreira literária em 1989, quando ainda era professora, mas muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade.

Da sua obra constam, sobretudo, romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.

São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.

Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, Histórias com Jesus, A Cruz Vazia, A Lua de Joana (provavelmente o seu maior sucesso editorial).

Além da coleção «O Espírito da Quinta», é também autora das coleções «Profissão Adolescente», «A Minha Família e Eu», «Amigos Naturais», e »O Clube das Chaves» (esta em co-autoria com Maria do Rosário Pedreira).

Recentemente, começou a escrever a coleção «Um Palco na Escola«, peças de teatro para serem representadas nas escolas, e que já começaram a ser levadas a cena.

Maria Teresa Maia Gonzalez faz parte do restrito grupo de autores com mais de um milhão de livros vendidos em Portugal. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e ganhou vários prémios de literatura.

Em 2016, 2017, 2018 e 2019, foi candidata ao prémio literário sueco Astrid Lindgren (ALMA), prémio que distingue a literatura e ilustração para a infância e a promoção da leitura.

Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017.

Várias dezenas de títulos de Maria Teresa Maia Gonzalez constam do Plano Nacional de Leitura e muitos excertos dos seus livros constam de manuais escolares para os vários níveis de ensino, sobretudo dos 2º e 3º Ciclos.




Sem comentários:

Enviar um comentário